Planejamento e Administração
- Coordenar a elaboração, revisão e monitoramento do PPA, LDO e LOA.
- Integrar os planos setoriais ao planejamento global do município.
- Estabelecer diretrizes estratégicas para o desenvolvimento municipal.
- Elaborar a proposta orçamentária anual com a Secretaria de Finanças.
- Acompanhar a execução orçamentária e a viabilidade financeira de projetos.
- Formular projetos para captação de recursos e acompanhar convênios.
- Implantar sistemas de avaliação de políticas públicas.
- Emitir relatórios periódicos de acompanhamento e desempenho.
- Articular com secretarias e órgãos públicos a execução integrada de políticas.
- Manter banco de dados socioeconômicos e indicadores municipais.
- Planejar o desenvolvimento urbano e territorial (quando incluído na pasta).
- Coordenar o Plano Diretor, zoneamento e uso do solo.
- Prestar assessoria técnica às demais secretarias no planejamento de ações.
- Desenvolver metodologias e instrumentos de gestão pública.
- Coordenar audiências públicas e participação social no planejamento.
- Fomentar a transparência e uso de tecnologias na gestão pública.
- Coordenar processos de recursos humanos: nomeação, exoneração, folha, benefícios, etc.
- Organizar o cadastro funcional dos servidores e promover capacitações.
- Supervisionar serviços administrativos como protocolo, arquivo, recepção, etc.
- Controlar documentos oficiais, memorandos, ofícios e processos internos.
- Gerenciar o patrimônio público e a logística dos bens móveis e imóveis.
- Fiscalizar contratos administrativos e serviços terceirizados.
- Manter e operar a infraestrutura de tecnologia da informação da prefeitura.
- Gerenciar os sistemas de informação institucional.
- Controlar compras, estoque e distribuição de materiais de consumo.
- Gerenciar a frota municipal: uso, abastecimento, manutenção e documentação.
- Organizar o atendimento ao público e coordenar a Ouvidoria (quando aplicável).
- Prestar suporte administrativo ao Gabinete do Prefeito.
- Acompanhar processos jurídico-administrativos com os setores competentes.
- Criar e revisar regulamentos, portarias e procedimentos internos.
- Supervisionar e estruturar a Guarda Civil Municipal, coordenando suas diretrizes operacionais.
Agricultura e Meio Ambiente
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Assistência Social
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Educação, Cultura e Esporte
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Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos
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Saúde
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Finanças
São competências da Secretaria de Administração e Finanças:
I. Garantir ao conjunto do Governo, os recursos materiais e humanos necessários ao seu funcionamento;
II. Estabelecer e fixar diretrizes e normas gerais relativas à área de gestão de pessoas;
III. Gerenciar e controlar todas as atividades afetas ao provimento e desenvolvimento dos recursos humanos da Administração; controlando o Quadro Geral de Pessoal e mantendo atualizado o fluxo de despesas;
IV. Dar suporte administrativo e operacional para o funcionamento da Comissão Permanente de Licitação;
V. Operar e desenvolver procedimentos para controle do sistema de Protocolo e Expediente da Prefeitura;
VI. Desenvolver e garantir a implantação da infraestrutura de informática, telecomunicações e transportes da Prefeitura;
VII. Dotar as medidas necessárias ao controle dos bens patrimoniais móveis e imóveis da Prefeitura;
VIII. Adotar as medidas necessárias ao provimento dos recursos materiais e contratação de serviços vinculados ao funcionamento da estrutura administrativa das Secretarias e demais demandas por suprimentos que lhe forem apresentadas;
IX. Definir, organizar e operar sistemas de recebimento, e distribuição de materiais;
X. Registro, conservação e controle dos bens públicos móveis e imóveis do Município; a promoção e coordenação dos serviços de limpeza, vigilância, copa, portaria e telefonia dos Prédios Públicos e a reprodução de papéis e documentos nas dependências da Prefeitura;